ATENDIMENTO CLÍNICO
End: Av. Champagnat, 520. Praia da Costa, Vila Velha - ES. CEP 29101-010.
Tel: 27 99915.4961
E-mail:
Bem minha área de atendimento da fisioterapia não é muito conhecida, é especificamente a saúde da mulher, ou pode ser chamada de fisioterapia pélvica, e tudo que envolve a pelve. E falando na pelve, ela é responsável pelas funções urinárias, fecal e sexual humana, além de parte da função obstétrica. Problemas locais são as disfunções da estática pélvica (prolapsos genitais), disfunções anorretais e urinárias femininas, masculinas e infantis, algias pélvicas além das disfunções sexuais diversas em ambos os gêneros.
Avaliação, tratamento e prevenção dos distúrbios cinesiológico-funcionais da região pélvica humana, feminina, masculina e infantil.
Prevenir e tratar doenças e alterações como:
-
Flacidez vaginal;
-
Redução de cólica menstrual;
-
Fortalecimento da musculatura do períneo;
-
Incontinência urinária (perda de urina, na maioria das vezes involuntária)
Podendo ser:
-
Incontinência urinária esforço: perda de urina quando tosse, pula, corre, espira, ou dá risadas;
-
Incontinência urinária urgência: perda de urina antes mesmo de chegar ao banheiro;
-
Hiperatividade vesical: vontade constante de ir ao banheiro mesmo com pouca urina;
-
Retenção urinária (dificuldade em urinar)
-
Disfunções anorretais (constipação, perda de fezes – incontinência fecal ou gases)
-
Constipação (dificuldade em evacuar)
-
Prolapsos genitais (bexiga caída, ou útero, conhecido como prolapso uterino etc)
-
Disfunções Sexuais Femininas (dor, problemas de desejo e orgasmo, dificuldade de penetração, “gases vaginais”, falta de desejo sexual etc)
-
Disfunções Pélvicas Infantis(incontinência diurna e noturna, constipação, etc)
-
Desfralde
-
Gestantes, pré e pós parto, com preparação para o parto natural, reabilitação do períneo;
-
Pós cirúrgico de câncer de útero e de mama;
-
Dor sexual feminina.
Só pra lembrar, segundo Tavares et al, estima-se que entre os idosos a prevalência de INCONTINÊNCIA URINÁRIA seja de 10 a 15% entre os homens e de 20 a 35% entre as mulheres. perda de urina e fezes é um problema que preocupa os idosos, causando isolamento social que pode interferir na qualidade de vida, bem estar físico e mental. A fisioterapia pélvica (ah também conhecida como uroginecológica) pode retardar ou evitar processos cirúrgicos! E divulgar é fundamental.
Você levanta várias vezes para urinar durante a noite? É difícil segurar a vontade de urinar? Perde urina ao tossir ou espirrar? Isso pode ser incontinência urinária.
A International Continence Society define incontinência urinária como qualquer perda involuntária de urina. Bem resumidamente temos alguns tipos de incontinência, e os mais comuns são:
-
Incontinência urinária esforço: perda de urina quando tosse, pula, corre, espira, ou dá risadas;
-
Incontinência urinária urgência: perda de urina antes mesmo de chegar ao banheiro.
Sua prevalência é bastante elevada, atingindo cerca de 50% das mulheres e 13% dos homens entre 20 a 80 anos, em todo o mundo, apresentam algum tipo de incontinência urinária. Quando não tratada a incontinência tende a aumentar com o passar do tempo. Mulheres que passaram por partos (independente do tipo) estão mais sujeitas, assim como as com idade superior a 50 anos.
Só pra lembrar, segundo a bibliografia, estima-se que entre os idosos a prevalência de INCONTINÊNCIA URINÁRIA seja de 10 a 15% entre os homens e de 20 a 35% entre as mulheres a perda de urina e fezes é um problema que preocupa os idosos, causando isolamento social que pode interferir na qualidade de vida, bem estar físico e mental. A fisioterapia pélvica (ah também conhecida como uroginecológica) pode retardar ou evitar processos cirúrgicos!
A incontinência urinária é o tipo mais comum de problema ocasionado pela fraqueza da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Por este motivo essa é também a razão mais comum para a prescrição de exercícios de fortalecimento desta musculatura. Procure nossos serviços para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas.
